Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Tangará da Serra:</b> em discussão Mestrado em Agroecologia
<b>Tangará da Serra:</b> em discussão Mestrado em Agroecologia
22/11/2005 12:53:02
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) discute a criação de curso de pós-graduação stritu sensu no campus de Tangará da Serra. A idéia é aproveitar o potencial da Universidade em diversas áreas do conhecimento que, somadas, permitem a construção de um curso voltado para “Agroecologia, Agroindústria familiar e Economia solidária”.

Participam da elaboração do Projeto professores de diversas áreas de conhecimento da Unemat, como Ciências Agrárias, nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, Ciências Biológicas, Engenharia da Produção, Economia, Ciências Contábeis e Administração.

Em reunião realizada na última semana Cáceres, o professor Taisir Karim, Reitor da Unemat, afirmou que para a Universidade se sustentar como tal, deve discutir a criação de Cursos de Mestrado. “Esse é o caminho para o crescimento e consolidação da Unemat, pois os cursos stritu sensu fortalecem a pesquisa e o ensino na Instituição”. E acrescentou: “a Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso) tem sido uma parceria determinante na efetivação de programas e na disponibilização de bolsas”.

Este é um momento favorável para criação de cursos de Mestrado. A Unemat conta hoje com 65 doutores, todos com projetos de pesquisa e produção acadêmica. “Devemos utilizar o potencial da Unemat que é seu caráter multi-Câmpuse a possibilidade de desenharmos um curso interdepartamental, em que o enfoque transdisciplinar seja prioridade”, afirma o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Laudemir Zart.

O Professor Malheiros, diretor do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT), afirmou que o Mestrado deve envolver, num primeiro momento, os cursos de Agronomia e Engenharia da Produção. Posteriormente, será incluído Administração e Ciências Contábeis de Tangará da Serra, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Zootecnia. “Necessitamos criar cursos de Mestrado com qualidade para mantermos o status de Universidade. Para tanto, precisamos unir as nossas forças a exemplo do que foi feito para a criação do Mestrado em Ciências Ambientais”, exemplifica Malheiros.

O professor Jorge Luiz Schirmer de Mattos, relatou que o Programa de Ciências Agro-ambientais de Tangará da Serra discute a possibilidade de criação de Mestrado em Agroecologia desde o ano passado. A implantação desse curso pode ser um passo para a solidificação do Programa de Ciências Agro-ambientais, e poderá colocar a Unemat na vitrine em nível nacional, ressalta o professor Jorge.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24690 | Impressões: 140667
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada